14 dezembro 2016

OS BEATLES NA ÍNDIA

Entre Fevereiro e Abril de 1968 os membros dos Beatles passaram algumas semanas na Índia a estudar meditação transcendental com o maharishi Mahesh Yogi. Foram os quatro com mais umas centenas atrás, entre esposas e namoradas (abaixo), o staff que sempre os acompanhava e o batalhão de jornalistas e fotógrafos que era o complemento indispensável de qualquer das suas deslocações.
Ringo Starr ficou por dez dias, Paul McCartney um mês e John Lennon e George Harrison seis semanas. A versão - edulcorada, como de costume - da estadia que consta da wikipedia não nos diz nada de concreto sobre os hipotéticos ensinamentos apreendidos pelos Beatles durante o período, antes da inspiração que os impregnou e que os levou a compor de enfiada nada menos do que trinta canções!
A página da wikipedia e a placa comemorativa que hoje lá está afixada recordando o evento (acima), esquecem-se também de realçar o impacto que aquela estadia teve na promoção mundial da actividade espiritual do santo homem... Durante uns tempos foi chiquíssimo meditar... mas de modo transcendente, não imanente.

Sem comentários:

Enviar um comentário