15 outubro 2009

A RETRACÇÃO E A “EXPANSÃO” DO PACTO DE VARSÓVIA

Ainda a propósito da grande cisão sino-soviética, vale a pena relembrar mais um daqueles pequenos aspectos a ela associados, a evolução que a composição do Pacto de Varsóvia sofreu e esteve quase a sofrer por causa dela. Tratando-se de uma Aliança Militar que fora constituída em Maio de 1955 (acima), com a participação original da Albânia, Alemanha Democrática, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polónia, Roménia e União Soviética, era uma estrutura que estava naturalmente vocacionada para o teatro europeu (abaixo).
Com a adesão do Partido Comunista Albanês (abaixo) às teses chinesas no seu IV Congresso de Fevereiro de 1961, a retaliação soviética veio a exprimir-se quase de imediato através do bloqueio da admissão da delegação albanesa à reunião do Pacto de Varsóvia que teve lugar em Agosto de 1961. Para todos os efeitos práticos a Albânia foi expulsa do Pacto, muito embora o reconhecimento do facto só viesse a ter lugar, rodeado de imenso folclore ideológico, em Setembro de 1968. E mais nenhum partido irmão se dispôs a seguir o exemplo albanês...
Mas, apesar dessa demonstração de força, dentro do Pacto de Varsóvia reinava um equilíbrio mais precário do que aquilo que os norte-americanos estavam dispostos a propagandear e os soviéticos dispostos a reconhecer. Passados dois anos, consumada a ruptura sino-soviética às claras, os soviéticos mostravam-se dispostos a acolher a Mongólia como novo membro do Pacto de Varsóvia. Só que, entalada geograficamente entre a China e a União Soviética, a sua admissão mudaria o propósito original (anti-capitalista) do Pacto...
A Mongólia, país continental (ver mapa acima), só poderia ter como país agressor um dos dois com quem fazia fronteira: a União Soviética, com quem pretendia firmar um Pacto de defesa, e a China… E aí assistiu-se, na reunião do Pacto de Varsóvia de Julho de 1963, a polacos e romenos a demarcarem-se frontalmente da intenção soviética, no limiar da dissidência política que as circunstâncias então permitiam. A própria Mongólia resolveu suspender o seu pedido de adesão até as condições se mostrarem mais favoráveis: ou seja, nunca mais…
Vale a pena recordar este episódio, que comprova a determinação polaca e romena em não passar cheques em branco à superpotência do seu bloco e aos seus interesses no Extremo Oriente. Uma prova que, independentemente dos regimes políticos que possam reger os seus membros (comunistas ou capitalistas), as regras que norteiam a coesão destas Alianças militares são afectadas pelos limites dos interesses próprios dos membros. Uma lição que se deve tomar em consideração na avaliação da actual situação da NATO no Afeganistão…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.