11 fevereiro 2009

ROCK SPAGHETTI: BLACK IS BLACK

Uma das grandes injustiças do mundo do cinema é a designação de Western Spaghetti. Os italianos apropriaram-se da designação, parecem ser os verdadeiros e únicos autores do género, mas a verdade é que a esmagadora maioria daqueles filmes que se vieram a popularizar ao longo dos anos sessenta foram rodados em Espanha e com uma contribuição maioritária de espanhóis. Foi precisamente para ironizar com essa tremenda injustiça que resolvi classificar de Rock Spaghetti a música de um conjunto espanhol chamado Los Bravos.
Assim como os filmes de Western Spaghetti vieram a receber reconhecimento no país que fora o criador original do género Western, os Estados Unidos, também os Los Bravos cometeram a proeza de editar um êxito musical no Verão de 1966 que chegou ao segundo lugar nas tabelas de vendas do Reino Unido e ao quarto lugar na dos Estados Unidos, os dois países pioneiros do Rock´n´Roll. Chamava-se Black is Black e terá sido muito importante para o sucesso o facto do vocalista ser o único membro da banda que não era espanhol

1 comentário:

  1. Foi um grande êxito, é verdade. Salvo erro, foi também o ano do Strangers in the Night, do "Bang Bang", da Cher, do "Summer in the City", do Yesterday, enfim...estamos a ficar velhos.

    ResponderEliminar