
Passando ao lado de nos questionarmos sobre a eficácia daquela mensagem publicitária, aquela criancinha e o seu Bimbo sem côdea funcionam como uma perfeita metáfora do que se está a passar com os professores e o sistema de avaliação. Com a particularidade de, neste caso, a criancinha há muito estar habituada ao Bimbo sem côdea – isto é, a um regime de avaliação que os torna a todos excelentes – e não querer mudar de dieta.

Seriam opiniões a tomar em conta não ficasse a impressão esmagadora que a argumentação foi elaborada depois da conclusão. E a melhor maneira de desmascarar isso é a de pedir a quem assim se expressa que adiante outros sistemas de avaliação selectivos em alternativa ao que contestam. Aí, quem tão assertivamente se expressava, como o fazia o puto do Bimbo sem côdea, torna-se agora estranhamente vago, como se vê com o puto no filme abaixo…
Adenda: Se eu insiro aqui um vídeo figurativo, há quem insira no seu blogue um vídeo a sério, com professores tentando explicar qual é o seu conceito de avaliação. Obrigado, Daniel Oliveira! Mesmo que suspeite que é involuntário, sempre está a fazer serviço público...
A minha avaliação é muito simples: Com côdea ou sem ela, o Bimbo é uma grande mixórdia.
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