15 novembro 2008

A METÁFORA EM DEFESA DE CONSTÂNCIO

Se há coisa que me parece disparatada a propósito desta questão das responsabilidades de Vítor Constâncio enquanto Governador do Banco de Portugal, é a de tentar criar uma argumentação metafórica em que a metáfora está distorcida. É que quem defende Constâncio, fá-lo alegando que exigir satisfações a Constâncio é o mesmo que criticar a polícia e esquecer os verdadeiros ladrões. Mas a função da organização que Constâncio dirige não pode ser vista de forma tão ligeira como a de uma polícia que tem por missão genérica guardar a propriedade e as casas de todos nós. A missão de fiscalização que lhe está atribuída é específica de um sector.
O Banco de Portugal não tem de fiscalizar preventivamente a solvabilidade do grupo Sonae de Belmiro de Azevedo, nem é responsável por que se evitem as falências das empresas de calçado de Vila da Feira, por exemplo. Mas, já que se usa a metáfora da guarda da propriedade alheia, então será preferível compará-lo àquelas empresas de segurança especializadas no transporte de valores e na guarda a instalações bancárias. Nessa perspectiva, e depois de dois assaltos consecutivos (BCP e BPN), além de perseguir os ladrões, não será também igualmente importante perguntar ao Chefe da Segurança que tipo de dispositivo é que ele tem instalado?

3 comentários:

  1. Quer dizer que tem de vigiar os "Pickpockets", não os que andam na coxia do metro mas os que andam na rectaguarda dos topo de gama.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.