27 maio 2013

O ESPERANTO E O VOLAPÜK

O esperanto e o volapuque são duas línguas artificiais, com gramáticas sem verbos irregulares nem casos especiais, inventadas nos finais do Século XIX por um médico polaco e um padre alemão, respectivamente. Não são aparentadas mas a ambição de quem as inventou e de quem depois apoiou a sua divulgação foi a mesma: que viessem a ser adoptadas, pela simplicidade e racionalidade da sua estrutura, como idioma universal. Mas a ambição provou-se excessiva. Mesmo que ao longo do Século XX o francês tenha sido progressivamente substituído pelo inglês como idioma predominante para a comunicação internacional, qualquer daqueles dois idiomas nunca teve qualquer hipótese de vingar. Na segunda metade do Século passado o domínio delas já se reduzira a uma curiosidade útil para quem se prontificava a exibir os seus dotes linguísticos (acima). Acessoriamente, as referências ao esperanto e ao volapuque passaram a servir como um exemplo erudito para desqualificar projectos de internacionalismo descabido, como o fez o General de Gaulle nesta passagem de uma das suas famosas conferências de imprensa, em 15 de Maio de 1962, a propósito da integração política europeia.

Não tivesse sido assim, Vítor Gaspar seria aquele género de pessoa que, quase apostaríamos, seria hoje empenhadamente fluente em volapük

4 comentários:

  1. Prezado amigo.

    O esperanto e o volapük são sim língua artificiais, ou melhor, planejadas, e como o amigo mesmo disse, não tem nada a ver uma com outra.
    Diferentemente do volapük o esperanto é uma língua viva e relativamente bem usada nos dias atuais, tão usada que o próprio Google o adotou entre as suas 64 línguas de seu tradutor eletrônico. No mundo do software livre o esperanto ganha destaque tendo como opção de interface no Linux (na maioria das distribuições) e no Unix, e também inúmeros programas como GIMP, Inkscape, OpenOffice entre outros. Sem contar as redes sociais como o Facebook, VK, Ipernity e o Diáspora.
    O esperanto não está aí para substituir nenhuma língua, não é e não será concorrente do inglês, mas sim ser um instrumento simples e fácil de comunicação, isso que eu nem mencionei o fator propedêutico da língua ;)
    Amike vin salutas:
    Pietro

    ResponderEliminar
  2. Com apenas 125 anos, o Esperanto encontra-se entre as 100 línguas mais utilizadas, das 6000 línguas faladas no mundo. É a 32a. língua mais usada na Wikipédia, à frente do sueco e do japonês. O Esperanto é uma das línguas disponíveis no Google, no Skype, no Firefox, no Ubuntu e no Facebook. Google Translate, o programa de tradução do Google, recentemente adicionou a língua à sua célebre lista de 64 línguas. A língua também se encontra nos celulares inteligentes, como os que usam Android.

    ResponderEliminar
  3. Qual é a fonte da tirinha do martini que cita o esperanto e o volapuk?

    ResponderEliminar
  4. Spaghetti em Paris (Attanasio e Goscinny)

    ResponderEliminar