11 agosto 2011

OS DIAS DE FAMA DOS «HOODIES»

Originalmente, no inglês europeu hoodie era uma designação coloquial de uma espécie das gralhas que habita as Ilhas Britânicas (Hooded Crow ou Hoodiecrow) que é reconhecível pela plumagem escura que lhe cobre as asas e a cabeça (acima). Depois, e por analogia, a designação passou para uma peça de roupa normalmente em cores escuras ou baças formada por uma casaco com uns grandes bolsos frontais e um capuz (em inglês capuz = hood). Finalmente, o nome veio a ficar associado aos que envergam essas peças de roupa, os adolescentes dos bairros suburbanos das grandes cidades.
Já os hoodies tinha duas pernas e David Cameron líder da oposição Tory quando, em Fevereiro de 2007, ele visitou um dos bairros degradados da periferia de Manchester numa daquelas visitas para dar visibilidade ao conservadorismo compadecido que os tories queriam então promover. Porém, o momento mais memorável da visita veio a ser o da fotografia abaixo que se tornou num embaraço para o compadecido visitante (também muito explorado pelo Labour…) onde se vê um hoodie por detrás de Cameron a fazer uma pistola com os dedos e a apontar… para Cameron ou para os fotógrafos.
Ryan Florence tinha então 17 anos, um historial de problemas com as autoridades (tinha uma pulseira electrónica) e quisera armar-se junto dos amigos. Conseguira os seus 15 minutos de fama mas eles vieram com um preço. Um mês depois foi condenado a 18 meses de prisão por três assaltos a residências, a vizinhança passou a ostracizá-lo e à família por ter causado má reputação ao bairro, os vidros das janelas da casa dos Florence começaram a partir-se e a família acabou por se mudar. A violência gera violência e os hoodies parecem não antecipar as consequências daquilo que estão a fazer…
Completamente à parte no estilo, não quero deixar de assinalar que aquilo que para uns são ameaças, para outros serão oportunidades. Para Vale e Azevedo esta tem sido uma ocasião óptima para renovar a gama inteira dos electrodomésticos lá de casa, conforme se pode ler aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário