09 agosto 2011

A ACTIVIDADE CIENTÍFICA DE AGOSTO

Quem tiver prestado atenção às notícias mais importantes dos noticiários nos últimos tempos terá notado uma erupção súbita de notícias científicas associadas à astronomia e à astronáutica depois da chegada do mês de Agosto. Há coisa de uma semana foi uma teoria publicada na revista Nature que propunha que a Terra tivesse tido até há 4 mil milhões de anos atrás dois satélites que colidiram para formar a Lua (acima). Típico da classe jornalística nacional: houve quem acrescentasse que a teoria demonstrava, algo que uma teoria não costuma fazer…
Um par de dias depois a NASA reanunciava que tinha descoberto indícios da existência de água líquida em Marte! Trata-se de uma descoberta que, descontadas as nuances de linguagem do anúncio tem sido anunciada com alguma regularidade nos últimos 10 anos (veja-se aqui), mas o momento informativo global deve ter-lhes parecido demasiado bom para que o tivessem deixado escapar, nomeadamente quando se aproximava finalmente o lançamento da sonda Juno para exploração de Júpiter, depois de dois anos de adiamentos e restrições orçamentais…
Depois disso, ainda se descobriu que podia haver antimatéria em redor do nosso planeta e, enquanto escrevo, a NASA prepara-se (ainda não há notícias nos nossos jornais) para reanimar a famosa teoria controversa dos componentes orgânicos de origem extraterrestre descobertos nos meteoritos (abaixo e o mesmo assunto em 2008). Havia a noção que estas notícias apenas apareciam por se estar em Agosto e haver falta de assunto. Desta vez, com crises financeiras mundiais e crises políticas europeias a pairarem no horizonte, essa explicação não parece colher…
Quem sabe se, pelo peso da tradição, Agosto não se terá tornado informativamente no mês dedicado à Ciência?...

Sem comentários:

Enviar um comentário