13 dezembro 2010

A ENTRADA DOS GLADIADORES

Continuando ainda pelas terras da Boémia do poste anterior, este senhor que aparece na fotografia de cima chama-se Julius Fučík e foi um compositor checo (1872-1916) ainda dos tempos do Império Austro-Húngaro. A fotografia não o favorecerá, aqueles bigodes exuberantes apenas acentuarão o carácter ridículo da pose, mas ver-se-á adiante como a escolha da fotografia se vem a revelar pertinente. É que, por gostar muito de História romana, Fučík deu o título de A Entrada dos Gladiadores à sua composição mais famosa…
…que provavelmente todos nós conheceremos, embora não a associemos propriamente aos gladiadores, antes se tornou na marcha que acompanha a entrada dos palhaços no circo! E nesta sua contradição, pouco conhecida, a Entrada dos Gladiadores permanece actual e aplicável às mais variadas circunstâncias, à blogosfera nacional também, que me estou a lembrar de um punhado de nomes que nos títulos e no tom que empregam são uns verdadeiros gladiadores mas na substância daquilo que escrevem são uma palhaçada.

5 comentários:

  1. Brilhante. Conhecimento, síntese, ironia,... tudo integrado em dois parágrafos e numa ilustração dupla, é obra desenganada, que não está ao alcance de qualquer um.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras da comentadora anterior (isto no caso de ela não se ofender, claro). Além de que não posso concordar mais contigo.
    Um beijo e espero que já tenhas recuperado o teu timbre habitual.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado às duas, que isto de ser autor de "uma obra desenganada" deixa que cogitar...

    Quanto ao meu timbre, Donagata, está na fase final de uma recuperação que tem sido lenta.

    No caso desta composição ele nem seria preciso porque, sendo expressiva, felizmente não tem letra...

    ResponderEliminar
  4. E a "blogosfera" transpira para a Assembleia da República...
    Música, maestro!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.