09 dezembro 2010

A PUBLICIDADE EM GRANDE DA CITROËN

Os anos oitenta (1980´s) poderão não ter sido o apogeu técnico ou comercial da Citroën mas terão sido, certamente, o apogeu publicitário daquela popular marca francesa. No segmento dos carros mais populares a Citroën começou por concorrer com a gama Visa que substituiu posteriormente em 1986 pela gama AX. Mais de vinte anos passados, a publicidade televisiva a qualquer delas ter-se-á tornado mais memorável que as viaturas em si…
No caso do Visa (acima), a Citroën alugou o Clèmenceau, que era então um dos dois porta-aviões da Marinha francesa, para filmar o filme publicitário à versão desportiva GTI do Visa. O automóvel era catapultado como um vulgar avião embarcado e concorria em aceleração com um verdadeiro Étendard IV da Aéronavale, ultrapassando-o mesmo no ar… para depois cair ao mar por falta de asas… mas sendo resgatado por um submarino.
No caso do filme publicitário do AX (acima), as equipas de filmagem da agência de publicidade tiveram de se mudar para a China e tratar de obter a concordância das sempre complicadas autoridades locais para que as filmagens decorressem num troço da Grande Muralha, uma parte do qual foi reabilitado a expensas da própria Citroën. Paradoxalmente, este enorme despesismo destinava-se à promoção de carros tidos por económicos…

Sem comentários:

Enviar um comentário