05 outubro 2010

DA TORRADEIRA AO TOMBO DE GERALD FORD

Apesar de se ter tornado em Agosto de 1974 no primeiro (e, até agora, único) Presidente dos Estados Unidos que alcançou aquele lugar sem nunca se ter submetido ao voto directo do povo norte-americano (como concorrente à presidência ou à vice-presidência), a imagem de Gerald Ford (1913-2006) não era desprovida de atractivos para aqueles encarregues de a trabalharem (acima), realçando precisamente a simplicidade do novo presidente quando em contraste com a imponência de qualquer dos seus antecessores imediatos.
Uma das Operações para a sua promoção que melhor terá resultado foi a da torradeira, mostrando um Gerald Ford que não alterara os seus hábitos matinais mesmo depois de se ter instalado na Casa Branca, sendo ele próprio a preparar o sumo de laranja e as torradas para o seu pequeno-almoço (acima). Porém o exercício das funções presidenciais, a começar pelo perdão presidencial que concedeu ao seu antecessor Richard Nixon, fizeram com que aquela espécie de lua-de-mel mediática terminasse muito rapidamente.
Hoje, se alguma fotografia pode sintetizar o que ficou da memória mediática de Gerald Ford é a acima, tirada por ocasião de uma visita oficial do presidente à Áustria em Maio de 1975. Ao descer as escadas do avião presidencial acompanhado da esposa num dia chuvoso, Gerald Ford acabou por escorregar degraus abaixo e cair (abaixo). Para os próprios norte-americanos ficou a imagem de um presidente desastrado, para o resto do Mundo ficou uma imagem metafórica do que acontecera ao poder do seu país um mês antes no Vietname.

Sem comentários:

Enviar um comentário