14 outubro 2010

O SABOR DO SAPO...

Se os anos da Presidência de Ronald Reagan são hoje considerados, em jeito de balanço, um grande sucesso, uma substancial parte dessa opinião dever-se-á ao extraordinário profissionalismo da equipa mediática da sua Administração. Com ela, e ao contrário do que aconteceu exactamente ao seu antecessor Gerald Ford, as imagens de um Presidente a dar um estouro nas escadas do avião presidencial (acima) eram de imediato submergidas por uma outra notícia que, ainda que fosse assunto pueril, aparecia acompanhada de um punhado de fotografias espectaculares
Será por causa de todos esses cuidados com a sua imagem que as melhores gaffes de Reagan acabaram por não ser visuais. Acima pode ouvir-se a transcrição do seu famoso ensaio de voz ao microfone em que ouvimos Reagan dizer: …tenho o prazer de anunciar que assinei legislação que tornou a União Soviética para sempre numa fora-da-lei e que o bombardeamento irá começar em cinco minutos… Mas para encontrar os bons instantâneos de Ronald Reagan há que os ir procurar aos anos iniciais da sua carreira política, antes de ter vencido as eleições presidenciais de 1980.
A fotografia acima foi tirada em 1968 durante a convenção republicana de Miami que escolheu o candidato presidencial às eleições daquele ano. Reagan, que era então governador da Califórnia, tinha ainda algumas esperanças de ser nomeado, apresentando-se como o candidato da conciliação entre a facção clássica mais radical de Richard Nixon e a facção moderada de Nelson Rockefeller. Contudo, Nixon tinha conquistado o número de delegados suficiente para ganhar à primeira volta. Abaixo, já com o crachá pró-Nixon, impressiona em Reagan a boca cerrada como que saboreando o travo amargo da derrota…

Sem comentários:

Enviar um comentário