21 outubro 2010

A DIALÉCTICA DA MOTORIZAÇÂO AUTOMÓVEL

Em 1908, ao mesmo tempo que Henry Ford começava a produzir na sua fábrica o seu famoso Ford Modelo T, Vladimir Lenine estava no exílio a escrever a sua obra Materialismo e Empririocriticismo. E enquanto o primeiro passou a década seguinte a reduzir os custos de produção do seu produto, reduzindo-lhe o preço e assim popularizando o seu consumo, o segundo dedicava-se a explicar as razões para a ausência do fracasso do primeiro (conforme Marx previra...) em obras como O Imperialismo, fase superior do Capitalismo (1916).

Essa pode ser a razão, fundada nesta análise marxisma-leninista científica, para que a União Soviética nunca se tenha aplicado seriamente em investigação num sector industrial tão importante quanto o da construção automóvel. A consequência é que, durante décadas e décadas, e conforme se pode observar pelas imagens abaixo (clicar para as ampliar - elas podem analisar-se dialecticamente entre o original da esquerda e a versão socialista da direita), o socialismo limitou-se a copiar aquilo que o capitalismo concebera…

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