Sempre considerei as cerimónias de deposições de coroas de flores uma fantochada. Em primeiro lugar, porque nunca são os depoentes que verdadeiramente depõem as enormes coroas de flores, mas sim um par de carregadores de serviço, e os depoentes limitam-se a fingir que ajeitam as fitas das coroas, que visivelmente nunca precisam de ajeitamento algum. Depois, porque o depoente se limita a ficar por ali por uns momentos afivelando um ar falsamente compungido: abaixo podemos ver Xanana Gusmão a preparar-se para desempenhar uma cena dessas quando de uma visita a oficial a Jacarta, no cemitério dos heróis nacionais indonésios, um panteão que o não deve deixar cheio de saudades…
Além da hipocrisia, em décadas de cerimónias dessas, não me lembro de que tivesse acontecido algo de verdadeiramente interessante durante alguma delas, com a notável excepção abaixo, a 7 de Dezembro de 1970, quando o então chanceler da Alemanha Federal, Willy Brandt, se ajoelhou diante do Monumento erigido ao Levantamento do Gueto de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje promovida à categoria de fotografia histórica e simbólica da política de aproximação a Leste de Brandt baptizada de Ostpolitik, esquece-se que o gesto – por muito que nos agrade lembrar tempos em que os chanceleres alemães eram humildes… – já então havia sido considerado como excessivo por 48% dos alemães ocidentais...
A humildade associada ao gesto de Willy Brandt foi verdadeiramente, e em mais do que um sentido, uma verdadeira excepção histórica, como temos andado gradualmente a perceber cada vez melhor… Por isso, vale a pena terminar o poste com uma abordagem ligeira e uma cena muito recente de mais uma dessas cerimónias. Esta teve lugar esta semana em Kiev, na Ucrânia, no quadro da reaproximação que o recém-eleito presidente Viktor Yanukovych está a fazer com o seu grande vizinho, a Rússia. Apesar do mau tempo que fazia, os dois presidentes (Dimitri Medvedev e Yanukovych) foram depor duas grandes coroas de flores no túmulo do soldado desconhecido… Mas o resto é melhor ver no vídeo abaixo:
Tens razão. Finalmente aconteceu alguma coisa.
ResponderEliminarBj.
Grande rabanada.
ResponderEliminar:)))