28 fevereiro 2017

DUELO ORATÓRIO ENTRE GEORGE POMPIDOU E PIERRE MENDÈS FRANCE

Há precisamente cinquenta anos e em preparação para as eleições legislativas francesas cuja primeira volta teria lugar no fim de semana seguinte (5 de Março), perto de seis mil pessoas puderam assistir ao vivo em Grenoble a um debate entre o primeiro-ministro francês (Pompidou) e o mais destacado líder da oposição de esquerda (Pierre Mendès France). Pompidou tinha a vantagem de representar o poder e de ter consigo o aparelho gaullista, o que se equilibrava com a desvantagem de estar a jogar no campo do adversário: Grenoble era a sede do círculo eleitoral pelo qual Mendès France costumava ser tradicionalmente eleito (e viria a sê-lo mais uma vez). A apreciação de qual foi o resultado do debate divide-se, conforme as simpatias. Este vídeo é francamente simpático a Mendès France e este livro é francamente simpático para com Pompidou. De resultados objectivos, o que se pode avaliar é que nas eleições que se seguirão, a direita e a maioria gaullista perderá uns quarenta deputados em favor da esquerda, embora tenha continuado no poder - Pompidou a primeiro ministro - com uma maioria bastante mais frágil. Este terá sido um dos últimos debates políticos à antiga, ao vivo, diante de claques ruidosas e indisciplinadas, antes de se terem transferido num modelo mais difundido (mas também mais desinfectado) para a televisão. Um último detalhe: foi preciso deixar passar mais de uma dúzia de anos para reescrever a história da política daquela época, tornando François Mitterrand o líder indisputado da esquerda francesa que, como se constata, estava ainda muito longe de o ser.

1 comentário:

  1. Eu noto no recorte bastante interesse as disposicoes em Franca contra a peste equina...
    Nao sabia que tinham havido incursoes na Europa mas depois de ler o site da Comissao Europeia noto que afinal houve em Espanha (1987-89) e em Portugal (1989). Este fragmento de noticia refere-se a incursao de Espanha de 1966 (antecede portanto a admissao a entao CEE).
    Devo acrescentar que isto e uma doenca notificavel nao contagiosa, trasmissivel pela picada de mosquitos do genero Cullicoides spp. E o equivalente equino da Lingua Azul em ruminantes que circula actualmente em varios paises do Sul e noRte da Europa tambem...
    As medidas anunciadas no jornal teriam tido pouco efeito limitado a evitar incursoes em Franca nos tempos de hoje. Trata-se de uma doenca que depende do vector mosquito e acom o aquecimento global ja verificado na Europa Ocidental nas ultimas decadas, o habitat do mosquito transmissor tem-se deslocado paulatinamente para Norte de tal forma que actualmente temos Lingua Azul endemic no Sul na Europa com incursoes no Norte enquanto que nos anos 80 por exemplo era endemic no Norte de Africa com incursoes no Sul da Europa.

    ResponderEliminar