10 janeiro 2010

SOBRE TIBET

Sendo preciso escolher um grande exemplo do trabalho como desenhador do recém-falecido Tibet (Gilbert Gascard), o autor das aventuras de Ric Hochet e de Chick Bill que faleceu há uma semana, então escolheria esta combinação de pranchas, a primeira (acima) na página inicial, separada por 12 páginas da segunda (abaixo) de uma aventura de Ric Hochet que se intitula Investigação no Passado e que foi publicada em 1974. Naquelas primeiras 12 páginas decorre a primeira parte da aventura que acabava aparentemente solucionada apenas para ressurgir 35 anos depois em toda a sua verdade…
O mistério era o charme das aventuras de Ric Hochet, um jornalista de outras épocas, que nunca, ao longo das suas 76 aventuras, foi apanhado por um desenho de Tibet a escrever um artigo para o seu jornal, o La Rafale, embora esse pormenor não pareça incomodar os seus chefes já que ele ganha suficientemente bem para possuir um Porsche (abaixo). Ric é um homem com sorte noutros aspectos: tem uma namorada bonita com quem nunca se chega a casar, Nadine, que é a sobrinha do Comissário Bourdon, e durante as mesmas 76 aventuras nunca chega(mos) a conhecer os futuros sogros…
Apesar da popularidade, suponho que a essência das aventuras policiais de Ric Hochet se devem muito mais à contribuição do argumentista André-Paul Duchâteau do que propriamente à de Tibet, que se limitava a desenhá-las. Ao convencionalismo dos enredos policiais com um herói solteiro e bom rapaz – onde, como nos livros de Agatha Christie, depois dos clássicos iniciais, os enredos tenderam a repetir-se – Tibet aproveitou-se da sua liberdade de desenhador para criar piadas à sua maneira, como a de fazer participar o cantor Serge Reggiani (abaixo) como um dos vilões numa das aventuras.
Para encontrar aquilo que julgo ser a personalidade de Tibet é preciso ler as aventuras de Chick Bill, um outro herói da BD de que ele era também desenhador e também, na maioria das vezes, o argumentista. Chick Bill, que era um outro herói convencional que fora criado na década de 1950 para um publico mais infantil do que o de Ric Hochet, acabou depois por ter uma particularidade: veio a tornar-se numa personagem secundaríssima das aventuras que decorriam sob o seu nome. Era assim como o concurso A Roda da Sorte, quando Hermann José o apresentava nos princípios da década de 1990…
Na gravura de cima vemos, da esquerda para a direita, uma personagem secundária e depois temos Pequeno Caniche, o pequeno ajudante índio aparecido nas histórias iniciais de Chick Bill, Kid Ordinn, o adjunto do xerife, o xerife Dog Bull e o herói titular Chick Bill. Como se perceberá até pela própria cena, os protagonistas passaram a ser o xerife Dog Bull e o seu adjunto Kid Ordinn, crismado o ajudante de xerife mais estúpido de todo o Oeste (abaixo). Tanto ou mais que as duas pranchas iniciais do poste, a dinâmica por ele criada para a parelha entre Kid Ordinn e Dog Bull, faz de Tibet um dos grandes autores da BD.

Sem comentários:

Enviar um comentário