28 janeiro 2010

AGORA PARA DUAS COISAS NÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES…

O famoso …and now for something completely different... (…e agora para algo completamente diferente…) não foi uma frase inventada pelos Monty Phyton. Foi na BBC que a criaram para que quem fazia a locução pudesse fazer a ligação entre dois programas que não tivessem nada a ver um com o outro. Os Monty Phyton apenas a recuperaram e lhe deram a popularidade que se conhece… Ora este poste contem duas coisas diferentes, embora não sejam completamente diferentes. A ligá-las está o pormenor discreto do lettering, um estilo da letra futurista, que foi característico de um certo período dos inícios da década de setenta.
SEARCH foi uma série de TV que passou em Portugal na temporada 1973/74. Ainda me lembro que passava aos Sábados à noite. Os episódios eram uma combinação de espionagem com antecipação científica, porque havia um aparelhinho milagroso que tinha lá tudo miniaturizado, incluindo o contacto para um PC onde havia um Director de Operações e vários especialistas que iam ajudando os agentes no terreno (três) que, não por acaso, eram de uma insolência para com a hierarquia que parecia herdada do James Bond… Agora compare-se o estilo da letra do logotipo com o que é usado no maço de cigarros abaixo:
2002 CONTROL foi uma marca de cigarros lançada por essa mesma altura (1973). A mensagem publicitária que lhe estava associada também era de antecipação científica, com aquele 2002 Control estilizado no título e com a publicidade ao produto a destacar uns grãozinhos que, colocados à frente do filtro, reforçariam a suavidade do cigarro… Quando este era abanado, ouviam-se os grãozinhos... Para aquela época, tratar-se-ia de verdadeiros cigarros informatizados… Veio o 25 de Abril, e apesar duma daquelas piadas secas a propósito da revolução usando a marca 2002¹, as preferências evoluíram para o Português Suave sem filtro, marca que unia os intelectuais ao proletariado
¹ Qual a marca de cigarros que fumavam os oficiais do MFA? Some-se o dia da revolução (25), o ano da revolução (1974) e os seus três dirigentes (Spínola, Costa Gomes e Otelo) e obtém-se a resposta: 25+1974+3 = 2002. Aquela última explicação dos 3 dirigentes era muito forçada…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.