03 fevereiro 2019

A FOTOGRAFIA QUE TORNOU DENG XIAOPING SIMPÁTICO AOS AMERICANOS

A aliança entre os Estados Unidos e a China, que fora forjada pela tão gabada quando inesperada visita de Nixon à China em Fevereiro de 1972, só veio a ser completamente incorporada pela opinião pública norte-americana sete anos depois, já Nixon caíra em completa desgraça e Mao morrera. Para isso foi indispensável uma viagem do sucessor deste último, Deng Xiaoping, aos Estados Unidos e umas imagens fortes de propaganda como esta acima, do pequeno líder chinês de chapéu de cowboy na cabeça, uma oferta quando da sua visita a Houston no Texas. Comprovativo do sucesso da operação mediática então lançada a forma despeitada como o acompanhamento da visita era registado na edição de há quarenta anos de um jornal português (Diário de Lisboa) cujas simpatias eram indisputavelmente pró-soviéticas (sublinhado abaixo, do lado direito - Deng Xiaoping no país da coca cola). Aliás, não seria coincidência a oportunidade como, na mesma página, o mesmo jornal fazia questão de recordar como o combate político ainda não se encerrara na cúpula do partido comunista chinês, ao destacar o episódio da autocrítica de Hua Guofeng. (Hoje já ninguém sabe quem foi Hua Guofeng, embora o Herdeiro de Aécio ajude...) Mas deixei a verdadeira nota irónica para o fim: se a fotografia de Deng pretendia induzir na percepção da opinião pública dos Estados Unidos uma afinidade para com os valores do oeste americano, a Verdade é que era o seu grande rival Leonid Brejnev quem possuía genuinamente (quase de forma infantil) essa afinidade com o Oeste, como já tive oportunidade de lembrar aqui no Herdeiro de Aécio. Mas, como não me canso de repetir e demonstrar, a propaganda política só se socorre da verdade quando ela lhe é conveniente.

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