08 dezembro 2011

COMO O TOYOTA, O EUROCEPTICISMO PARECE TER VINDO PARA FICAR

Acabei de assistir a um excelente debate na SIC Notícias a respeito da Europa. A anfitriã foi Ana Lourenço e os convidados duas caras que não estou acostumado a ver frequentemente na televisão: António Goucha Soares e Eduardo Paz Ferreira. Começou por ser uma surpresa descobrir que Fernando de Sousa podia fazer reportagens não descaradamente engajadas à causa europeia: talvez porque agora nem em Bruxelas haja uma ideia clara do que será essa causa... E o agrado continuou ao ouvir as opiniões dos dois convidados, de um eurocepticismo que se percebe tão fundamentado quando formado pela sucessão dos acontecimentos das últimas décadas. É caso para nos perguntarmos por onde terão eles andado nos últimos anos, enquanto aquele mesmo canal nos deu doses sucessivas de euro-optimismo protagonizado por convidados cativos como Teresa de Sousa?... Terá sido o canal que, acompanhando a moda, se está a reconverter às últimas tendências eurocépticas deste Outono/Inverno 2011? Ou então terão reconhecido que, como se dizia na publicidade inicial dos anos 70 da Salvador Caetano, A Toyota - neste caso, o Eurocepticismo - veio para ficar?

Sem comentários:

Enviar um comentário