14 dezembro 2011

UMA PEQUENA VIAGEM AO PASSADO TELEVISIVO A PRETO E BRANCO

Um pequeno exercício curioso: uma viagem ao passado para analisarmos como era a programação televisiva de um dia banal de há 50, 40 ou 30 anos, ainda as emissões eram a preto e branco e havia apenas uma emissora – a RTP – embora, como veremos mais abaixo, já desde há (mais de) 40 anos que existem dois canais de televisão. Porém, como também iremos constatar, os períodos de emissão eram brevíssimos quando comparados com os da actualidade (onde muitos canais emitem continuamente durante 24 horas), daí a importância na memória daqueles veteranos como eu das saudosas imagens das miras técnicas (acima) por onde se procedia à sintonização dos televisores. Ao fim e ao cabo, a mira técnica tornava-se na imagem que a televisão mais transmitia…
Este quadro acima estava afixado na montra de uma loja comercial que a RTP abriu na Praça de Londres em Lisboa e nele se anunciava a programação para 6ª Feira, 30 de Maio de 1958. A emissão iniciava-se somente às 21H00 e, encerrando às 23H30, durava apenas duas horas e meia. A informação era pouca e o serão televisivo era dominado por um concurso intitulado Quem Sabe, Sabe… apresentado por Artur Agostinho. Notem-se aqueles 15 minutos finais dedicados ao XIII Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins que se disputava no Porto e que viria a ser ganho pela selecção portuguesa. Na campanha eleitoral em curso, Humberto Delgado já prometera que obviamente demitiria o Senhor Presidente do Conselho e as respectivas eleições presidenciais iriam ter lugar a 8 de Junho…
Esta Selecção TV de 2ª Feira, 26 de Maio de 1969 não é tão típica quando desejaria. A emissão começa 1H30 mais cedo do que o normal para cobrir a amaragem da missão Apollo 10, mais um episódio da corrida espacial para a conquista da Lua. Descontando isso, a emissão iniciar-se-ia às 19H00 e duraria cerca de cinco horas. Desde há seis meses, um 2º Programa apresentava uma programação (não muito) alternativa, com um período de emissão diária equivalente à que fora a do 1º canal dez anos antes. Mas o que torna a programação deste dia ainda mais diferente do comum é a estreia do programa Zip-Zip depois do Telejornal, com cerca de 1H45 de duração. O programa perpetuar-se-á como um símbolo da abertura que seria possível durante a Primavera Marcelista no que concerne à programação televisiva.
Dez anos depois, mas com o 25 de Abril de permeio, podemos apreciar a programação de 2ª Feira, 12 de Março de 1979. A duração das emissões comerciais dos dois canais pouco aumentaram do anterior, antecipadas em meia e uma hora, respectivamente (acima e abaixo). As emissões funcionais é que se expandiram enormemente: a tarde está coberta pelas aulas do Ciclo Preparatório (que já vinham do princípio da década de 70) e a manhã pelas aulas do Ano Propedêutico, uma criação recente entre o fim do Secundário e o Ensino Superior, que irá dar origem ao 12º Ano. Na programação, a época coincidirá com o apogeu da invasão dos programas brasileiros: a seguir à telenovela (O Astro), que se tornou obrigatória depois do sucesso de Gabriela (1977), o serão é dominado pelo Planeta dos Homens.
Os meus agradecimentos àqueles que tornam estas imagens acessiveis na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário