25 dezembro 2009

Feliz Natal para todos! Que o nascimento do Menino Jesus ilumine de alegria e paz os vossos lares e nações(*).

Tornou-se mais outra rotina natalícia a transmissão televisiva da cerimónia da bênção papal Urbi et Orbi que é efectuada a partir da praça de São Marcos em Roma. Urbi et Orbi quer dizer à cidade e ao Mundo, que o Papa, antes de chefe da Igreja Católica Apostólica Romana, é o bispo de Roma. É por estar a dirigir-se à cidade e ao Mundo que se segue aquela parte folclórica das saudações em dúzias de línguas (este ano foram 63!), numa inflação de saudações natalícias que foi encetada desde o pontificado de Paulo VI.
Cada uma das saudações é seguida dos aplausos da assistência. Nunca percebi muito bem o que estarão a aplaudir, mas isso é uma outra história... A realização televisiva costuma seleccionar os peregrinos que consegue identificar pelas bandeiras nacionais ou pela sua aparência exótica para depois os focar na altura em que a saudação está a ser proferida. Fica-se assim com a impressão da universalidade do Natal. Mas a verdade é que, vendo as estatísticas (abaixo), esta será apenas mais uma Sexta-Feira para ⅔ da Humanidade…
(*) - Saudação endereçada hoje por Bento XVI aos católicos de língua portuguesa.

4 comentários:

  1. A chatice, passe o termo, é que no meu lar e na minha nação, a EDP fez um pacto com o diabo e deixou tudo à luz da vela. Foi cá um consumo de estearina...

    ResponderEliminar
  2. Acho que o menino Jesus nem velas tinha, JRD, a avaliar pelas "fotografias" disponíveis. Há que sublimar a desgraça religiosamente - tal como aconselham os papas em seu fausto.

    ResponderEliminar
  3. Verifico com satisfação JRD que, ou a luz já voltou a sua casa, ou anda a usar um portátil, ou tem em casa um PC que funciona a estearina...

    ResponderEliminar
  4. A. Teixeira,
    Nada disso! Então não se está mesmo a ver que foi um milagre do Menino a meias com a Net Móvel.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.