13 dezembro 2009

A ALVORADA DOS DESPERTADORES


Para os mais apressados que se aprestem a indignar-se porque o vídeo de cima está sem som, ainda vou a tempo de alertá-los que é mesmo assim, a música apenas começa aos 20 segundos… Para mim, a música Time do álbum Dark Side of the Moon dos Pink Floyd (1973), para ser apreciada devidamente, tem que ser antecedida do devido período silencioso para que haja um contraste com o som dos despertadores.

Há 36 anos atrás, quando andava no Colégio Militar era mesmo um longo silêncio que os antecedia… Lembrando-me de tudo o resto, só me esqueci do nome do Oficial que, quando estava de Oficial de Dia, em paralelo com o toque de alvorada das 07H00, punha a tocar Time no gira-discos enquanto ligava o sistema de som para os altifalantes das camaratas… Era giro, modernaço, mas também muito irritante…

Mesmo passados todos estes anos convém recordar que, mesmo num estabelecimento de ensino militar, criticado (ainda hoje) pela sua severidade, a longa noite fascista também podia ter destes pequenos assomos de crepuscularidade… e constatar a genialidade daquele álbum dos Pink Floyd de que, nem na altura, nem actualmente, deixei de gostar, apesar das experiências traumáticas a que mo associaram…

5 comentários:

  1. Já as minhas "religiosas" não tinham assomos de modernidade, nem de abertura, nem nada... Idade média pura, naquele colégio (interna, eu).

    ResponderEliminar
  2. Era o Alferes Silveira, o que, sendo de Infantaria, usava botas de montar. Soube mais tarde que se suicidou. Disse-me o Nogueira num jantar do 3 de Março. Uma figura...

    ResponderEliminar
  3. Lembras-te da cena?

    E tens mesmo a certeza que era o Silveira?

    Olha que isto passa-se no ano lectivo 1973-74 e o Silveira ainda devia ir a caminho de Timor, que era onde ele ainda estava quando se desencadeou a guerra civil de Agosto de 1975.

    Não seria antes um Tenente (Frade?), um gajo que tinha um Ford Escort com uma cor garrida, modernaça, como os Pink Floyd, de resto?...

    ResponderEliminar
  4. Deixe estar Maria do Sol que não é impossível - prodígios do Vaticano II! - que as internas que lhe sucederam tivessem um dia vindo a ser acordadas ao som das 4 Non Blondes e "What´s Up"...

    http://www.youtube.com/watch?v=LiDpMfEeo3Q

    ;)

    ResponderEliminar
  5. No arquivo da memória daqueles primeiros anos de orfanato os Pink Floyd aparecem várias vezes à alvorada. Tu referiste o "Time", mas também nos faziam o favor de acordar com o "Money" (tema aliás que ainda hoje tenho dificuldade em ouvir até ao fim). Por isso talvez tenhamos os dois razão. Já agora, havia outro choné que nos acordava com marchas militares. Esse não me lembro de quem era.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.