16 janeiro 2019

DUAS SÉRIES CLÁSSICAS DE TELEVISÃO DA BBC

Entre as prendas que ofereci este Natal contam-se estas duas antigas séries televisivas, ambas de 1974 e ambas produzidas pela BBC, por muitos anos reputada pela qualidade das suas produções. Gostei de as ver (rever no primeiro caso, já que Fall of Eagles foi transmitida pela nossa RTP ao longo do Outono de 1975), embora compreendendo quanto a linguagem televisiva evoluiu muito nos 45 anos entretanto decorridos. A esmagadora maioria das cenas (talvez 90% do tempo) decorrem em cenários interiores e o género dos diálogos tem fortes reminiscências teatrais. Estou convencido que a grande maioria dos espectadores actuais, habituados a outras gramáticas televisivas, não as iriam apreciar. Sobretudo porque, tanto num caso como noutro, Fall of Eagles e Microbes and Men assentam as suas narrativas no pressuposto que o espectador possuirá uns conhecimentos escolares mínimos (de História no primeiro caso e de Ciências no segundo) que o fazem conseguir envolver-se com a trama. Se calhar, isso nunca foi verdade, havia apenas a vergonha social em admitir que os ensinamentos escolares há muito estavam esquecidos, e em 1974 apenas algumas elites apreciavam genuinamente aquelas séries de televisão. Era uma outra época, em que as televisões se propunham informar, educar e entreter e séries como estas pretendiam associar os dois últimos objecivos. Na actualidade, aquela pretensão de educar o espectador perdeu-se completamente. Canais que se pretendiam originalmente temáticos, casos do canal História ou do Odisseia tiveram que inflectir nitidamente nos conteúdos da sua programação para permanecerem competitivos na disputa das audiências marginais: como se comprova pelo facto de se programar aliens para o canal História. Ora os aliens não têm nada a ver com História; aliás, do ponto de vista científico, os aliens não têm a ver com nada...

2 comentários:

  1. Os programas da BBC são sempre ótimas produções. Eu adoro assisti-los. Quero ver a produção feita entre eles e a HBO, Brexit. Deve ser demais este filme! Me encanta filmes que se passam no presente momento e ainda mais baseados em fatos reais. A produção da HBO parece que será ótima. O roteiro do filme já me interessou por se tratar de algo real, parecendo quase algo como um documentario dos bastidores do que está acontecendo. Eu adoro qualquer filme benedict cumberbatch , ele é simplesmente incrível. Considero que consegue o seu objetivo de nos informar e inclusive nos faz pensar sobre o tema. Eu acho que tem tudo para nos fazer refletir sobre o assunto. Tem boa direção, bons atores e uma boa história. Mal posso esperar!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por ter escrito estas coisas todas que lhe ocorreram. Quando quiser comentar assuntos relacionados com o que consta do texto principal, volte sempre.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.