11 maio 2009

A RITMOS DIFERENTES...

A propósito da tomada de posse de Jacob Zuma como quarto presidente da África do Sul democrática da era pós-apartheid, cerimónia que teve lugar anteontem (acima), ocorreu-me quanto, cerca de quinze anos depois da queda daquele regime (1994), a África do Sul continua a manter a sua delicada estrutura de equilíbrios que foi cuidadosamente erigida naquela época por Nelson Mandela e Frederik de Klerk. Um exemplo maior dessa atitude é o Hino Nacional da África do Sul (vídeo abaixo), feito da junção de duas melodias diferentes (uma negra, outra branca) e cantado em cinco idiomas (xhosa, zulu, sesotho, africânder e inglês).

Apesar do ANC ter sempre obtido maiorias eleitorais esmagadoras nas eleições realizadas (62,7% em 1994, 66,4% em 1999, 69,7% em 2004 e 65,9% este ano) tem-se constatado um cuidado constante dos seus dirigentes em promover as reformas possíveis na sociedade sul-africana mas tomando em conta não só a fragilidade dos acordos então firmados como também aqueles que ficaram então subentendidos entre as várias comunidades que a compõem. Exemplo: o novo presidente sul-africano é um antigo militante comunista mas é improvável que venha a anunciar que a África do Sul se irá tornar num pais em transição para o socialismo

Há um enorme contraste entre esta prudência politica demonstrada pelos dirigentes sul-africanos e o atabalhoamento dos dirigentes europeus ao longo desse mesmo período de tempo, pois, depois do Tratado de Maastricht (1993), e ainda no período em que este demoraria a consolidar-se, já se conseguiram assinar mais outros três: os Tratados de Amesterdão (1999), de Nice (2003) e de Lisboa (2009? – Porreiro, Pá!). Não se pode assegurar que as cautelas dos dirigentes sul-africanos se transformarão em sinónimo de sucesso, mas já deu para antever quanto demasiados tratados se arriscam a descambar num fracasso...

3 comentários:

  1. O mais curioso é nós como parte deste bloco europeu nunca termos discutido que objectivos concretos esperamos alcançar enquanto país...

    ResponderEliminar
  2. O problema que colocou é extremamente pertinente, mas creio que o advérbio "nunca" terá sido empregue em excesso no seu comentário, Pedro Fontela.

    Há quem, possuindo visibilidade mediática (o que ajuda muito...), se disponha a debater esses objectivos de que fala (por exemplo: http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=67246&visual=3&layout=10).

    Tenho muitas dúvidas é que o debate do assunto, por se poder tornar tão abstrato, suscite qualquer interesse mediático.

    ResponderEliminar
  3. A. Teixeira, talvez nunca seja excessivo (afinal nem sempre estivemos tão mal como agora estamos) mas a realidade é que se abafa qualquer discussão (mediática ou não) sobre para onde vamos e o que queremos, aliás as forças políticas fogem desse debate como o diabo da cruz - este marasmo que permite a dedicação a microcausas insignificantes parece ser mais gratificante para muitos.

    Talvez uma pergunta mais relevante seria o porquê da necessidade de tornar o processo de definição de objectivos mediaticamente relevante. Quanto mais alarido se faz mais se ofuscam os factos e se silenciam vozes incómodas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.