12 maio 2009

O SÓSIA DE MEDINA CARREIRA

No seguimento do poste abaixo a respeito da tomada de posse de Jacob Zuma como Presidente da África do Sul, uma das grandes mudanças governamentais feitas pelo novo presidente foi a substituição do iconográfico Ministro das Finanças Trevor Andrew Manuel (acima), que ocupava aquele cargo há já 13 anos. Devido à sua actuação eficiente mas moderada ao longo desse extenso período de tempo, Manuel tinha vindo a funcionar como uma espécie de certificado de credibilidade financeira dos governos sul-africanos face ao exterior.
Embora seja 25 anos mais novo, Trevor Manuel é também muito parecido com o nosso rezingão Henrique Medina Carreira. Além de se especializarem em finanças, tendo os dois começado pela engenharia, ambos são de ascendência mista: Medina Carreira é de ascendência caboverdiana; Trevor Manuel era considerado sob o regime do apartheid um Coloured. Em Portugal isso será um mero pormenor pessoal do Ministro das Finanças (1976-78); Na África do Sul, Manuel nunca poderia ter ocupado a pasta que ocupou se não fosse a abolição do apartheid
Há pormenores do passado que convém relembrar de vez em quanto… Para além de ser um sósia em mais novo de Medina Carreira, há ainda um outro pormenor pessoal da vida de Trevor Manuel que o poderá tornar simpático aos portugueses: a sua mulher, com quem se casou recentemente (acima), é uma antiga colega de trabalho, considerada naquelas listas da Fortune uma das mulheres mais poderosas do Mundo, e é uma sul-africana que, por acaso, é alfacinha de gema e que responde pelo nome de Maria da Conceição das Neves Ramos

2 comentários:

  1. Olhando bem, consigo descobrir ainda outro sósia: o ex-presidente da CM de Santo Tirso, ex-governador-civil do Porto e adversário de Menezes nas próximas autárquicas à CM de Gaia, Joaquim Couto. Aí fica a prova:

    http://joaquimcouto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. De facto, também é bastante parecido João Pedro, mas falta-lhe o percurso académico/profissional e a área de especialização.

    ResponderEliminar