09 novembro 2005

QUEM DETÉM OS DIREITOS DA MARCA EUROPA


Foi lançada para o espaço uma sonda europeia que irá proceder à exploração do planeta Vénus. Ao ler no Le Monde os nomes de responsáveis da missão, como o do presidente da sociedade encarregada do lançamento da nave (Jean-Yves Le Gall) ou o do responsável do programa científico (Jean-Pierre Cau), ficamos logo com uma vaga ideia de que Europa é que estamos a falar.

Basicamente, o E de Europa é uma marca registada de gestão francesa e financiamento alemão. É só por acaso que a sede da sociedade que produz os Airbus fica em Toulouse na França, que a base de lançamento da Agência Espacial Europeia (ESA) fica em Kourou, na Guiana Francesa ou que o presidente da comissão que redigiu o projecto de Tratado Constitucional era um antigo Presidente francês.

No meio disto tudo, vamos ao El Mundo e ficamos a saber que a participação espanhola é vital para o funcionamento da tal sonda espacial. É nestas ocasiões, onde a imodéstia castelhana transborda, que se vê nitidamente que qualquer união ibérica passada ou futura nunca foi nem será natural.

É que cá, entre nós, na nossa faixa ocidental, aquele tipo de imodéstia nem é só reprovável, é ridículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.