07 novembro 2005

BUSH com W

O papa João XXIII publicou, vai para mais de 40 anos, uma encíclica denominada Paz na Terra em que abordava, entre outras assuntos, a coesão da humanidade.

Isto vem a propósito de uma ideia minha de que não seria descabido atribuir um prémio qualquer ao George W. Bush - exclui-se o Nobel da Paz por motivos óbvios, ou melhor, qualquer prémio com qualquer relação com actividade intelectual, pelos mesmos motivos - pelos seus esforços em prol da coesão da humanidade. Qual é o desporto mais popular à escala mundial? Se pensou no futebol está errado. Todas as raças, credos, povos adoram dizer mal, gozar com Bush.

Como se viu agora em Mar del Plata, já está na fase do palhaço de sucesso: só precisa de aparecer, nem precisa de dizer nada que a audiência diverte-se à mesma. Perguntaram-me, e pergunto-me também, se os americanos terão consciência de qual a imagem que o seu presidente (eleito por eles) goza no estrangeiro. Eu acho que uma grossa maioria deles nem se ralam; para quem tem por costume designar os campeonatos norte-americanos de uma qualquer modalidade estapafúrdia por world series...

Agora o vice-presidente Dick Cheney e sua a malta (Rumsfeld, etc) é que já deve estar cansada. Na próxima vez, em 2008, que se candidatar à vice-presidência vai escolher um parceiro para concorrer a presidente mais esperto (mas não muito...). Boneco sim, mas com dignidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.