O preço da esferográfica (menos de dois cêntimos de € actuais) remete-nos nostalgicamente para muitos, muitos anos atrás. Não sei quantos dos que me estão a ler são capazes de o lembrar e que gostavam, como então eu gostava, de personalizar a sua Bic, roendo a tampinha colorida do topo. Entretanto as ergonomias e as preocupações estilísticas tornaram-nas mais difíceis - hoje quase impossíveis - de arrancar do sítio usando apenas os dentes da frente. Ah, e para os mais novos, diga-se que a Bic cristal era muito mais popular que a Bic laranja: quando o anúncio abaixo apareceu na televisão a primeira parecia mesmo cristal, a segunda era apenas cinzenta…
Sempre preferi a Bic Cristal à Bic Laranja; nunca me entendi com o traço fino desta última. Quanto ao anúncio, embora no video se refira o ano de 1983, seria capaz de jurar que o mesmo tem, pelo menos, dez anos mais, remontando ao início dos anos 70.
ResponderEliminarTem toda a razão. Não o disse no poste mas o vídeo está mal datado. Esta é a versão original do princípio dos anos 70 (...duas escritas à vossa escolha...)
ResponderEliminarA versão dos anos 80 (...duas escritas à sua escolha...) pode ser vista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=wmm5yz8mKHM e essa já passava a cores.
O anúncio de jornal é que é ainda da década de 60. Nele, note-se a influência francesa na relutância em escrever o preço como era então corrente: 3$50. Éramos dos poucos países onde se podia intercalar o sinal convencional da divisa no meio do preço.
Na quele tempo eu, além das unhas também roía as tampinhas que raramente durava mais que dois dias, coisa que irritava profundamentente o meu pai.
ResponderEliminarE eu, também, sempre preferi a BIC Cristal.
A minha era a BIC Cinzenta, que fazia a letra maior e mais gordinha, pois eu tinha a tenho a letra pequena!...:)
ResponderEliminarBons tempos!.... :)