28 dezembro 2017

A UNDÉCIMA QUESTÃO

Sinopse: Em As 10 Questões do Colapso, o Prof. João César das Neves ajuda-nos a enfrentar o que aí vem (viria...), respondendo às seguintes perguntas:
O colapso é inevitável?
O mundo vive uma mudança de época?
Porque temos taxas de juro negativas?
Porque se agrava a desigualdade?
O extremismo vai vencer?
O que se passa no orçamento?
Porque está a banca assim?
Porque não cresce a economia?
Que vai acontecer?
Que devemos fazer?

Estando a aproximar-se o fim de 2017 e do período previsto para A provável derrocada financeira de Portugal, a undécima questão que me ocorre a respeito do livro acima nem sequer é a previsível pergunta, sobre a inexistência da tal derrocada provável que comprovadamente não se deu (pelo menos no período previsto...). A pergunta que me ocorre é outra, sobre o que passará pela cabeça de tão distintos economistas como é o caso deste Prof. João César das Neves, para se quererem projectar politicamente recorrendo a disciplinas tão distintas das suas áreas de especialização quanto a astrologia e a adivinhação? É que depois corre(u) mal, a profecia do áugure não se cumpre e fica-se com a impressão que, mais do que as qualificações académicas, é a própria disciplina que não serve para nada...
Simultaneamente com a Geringonça, mas muito menos falada do que ela, nestes dois últimos anos acabou por cair um profundo descrédito sobre as cabeças pensantes da Economia cá do burgo que, na sua esmagadora maioria e desde quase sempre (e mesmo depois do 25 de Abril) pertenceram à Direita política. Sobre finanças públicas, de que Cavaco Silva é até um emérito professor, melhor que ele apareceu finalmente um Mário Centeno que, mesmo com um sorriso desconcertante de apatetado e que, mais do que os bitaites de tanta sumidade que costumam aparecer na televisão, apresenta resultados!

Sem comentários:

Enviar um comentário