11 de Dezembro de 1967. Depois da entrada em Jerusalém de que se tratou no poste anterior, 50 anos depois tivemos outra grande operação de show off, a primeira apresentação pública em Toulouse do Concorde, o futuro avião supersónico de transporte de passageiros, resultado de uma parceria anglo-francesa (que os segundos não tardariam a abarbatar quase toda para eles). Pelo que se vê no vídeo, a noite anterior deve ter sido fria, a deduzir pelo ar enregelado dos gendarmes que guardaram a aeronave. Apesar de uma distribuição equitativa entre tricolores e Union Jacks por todo o décor, torna-se óbvio que os franceses são os anfitriões da cerimónia e que os britânicos são apenas os compères. Cerimónia essa que se limita à retirada do protótipo do Concorde de um hangar para o vir exibir cá fora. Onde se nota que o sistema de movimentação do cone do nariz do avião (que se tornará uma das mais conhecidas caraterísticas do aparelho) parece ter sido camuflado. Contudo, aquilo que verdadeiramente interessaria, naquela e em qualquer aeronave, o seu primeiro voo, estaria prometido para ter lugar só dali a dois meses. Na realidade, virão a decorrer quinze meses até que isso aconteça, em Março de 1969 (abaixo). A operação de há 50 anos, perceber-se-á depois, fora um grande NADA.
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