18 setembro 2010

DOIS OLHARES OBLÍQUOS

Mandam os manuais da boa prática que, nas fotografias convencionais, os fotografados olhem directamente para a objectiva, enquanto que na fotografia artística esse aspecto se pode tornar irrelevante. Mas as duas fotografias deste poste tornaram-se famosas pela trajectória oblíqua em relação à objectiva do olhar dominante de um dos fotografados.
A de cima chama-se exactamente Um Olhar Oblíquo, foi tirada em Paris em 1948 e trata-se de uma fotografia encenada. A montra foi devidamente arranjada com o quadro do nu feminino na lateral enquanto do lado de dentro a máquina fotográfica estava preparada para registar as reacções dos transeuntes que paravam para ver a montra da galeria…
A outra fotografia, foi tirada num restaurante de Hollywood em 1957, e a causa do que provoca o olhar oblíquo, continuando a ser o corpo feminino, é-o num contexto totalmente diferente. São duas actrizes conhecidas e o olhar é mais discreto, mas não é de apreciação, será talvez despeito aquilo que Sophia Loren mostra pelos atributos da rival Jayne Mansfield

2 comentários:

  1. acho que não era despeito, até pq ela tb tinha tais atributos.... eu faria o mesmo se estivesse ao lado de uma pessoa - assim. Ultra vulgar, perde a classe, vira objeto, prefiro a sofia.

    ResponderEliminar
  2. Talvez não seja despeito, mas a preferência que demonstra pela Sofia estará muito longe de ser unânime para o mais do que provável aborrecimento da actriz italiana, que certamente estaria desabituada a ter concorrência séria por perto...

    ResponderEliminar