27 março 2007

COMO É QUE É MESMO A PERGUNTA?

Confesso-vos que é com um certo orgulho que, tratando-se neste blogue dos assuntos mais variados, descubro entre quem o visita que o faz a partir de pesquisas realizadas no motor de busca Google acerca dos assuntos mais díspares possíveis. Embora nalguns casos (raros) exista um poste que responde cabalmente à pergunta colocada, numa esmagadora maioria das vezes isso não acontece. E, há casos em que, quando descubro isso, fico com pena e torna-se mesmo incentivo para que escreva um poste suplementar sobre esse mesmo assunto. Algumas dessas questões são assim ajudas à inspiração, que agradeço…

Recolhidos o fluxo de dois dias de questões engraçadas, houve quem viesse ao Herdeiro de Aécio procurar um Resumo da reunificação da Itália, assunto sobre o qual nunca escrevi, ou perguntando Que religiões predominam nos países que surgiram na região ocupada pelo império romano do ocidente, assunto sobre o qual acabei por vir a escrever (ver o poste A PEDIDO DE VÁRIAS FAMÍLIAS...). Aliás, este segundo caso é um caso típico de uma prática que me surpreende, a de, em vez de se usar palavras-chave, se desenvolve uma alargada conversa com o Google, possivelmente na esperança inconsciente que o mesmo Google retribua a cortesia na resposta…

Entramos em territórios mais bizarros quando o Herdeiro de Aécio é seleccionado pelo Google como hipótese de resposta satisfatória a quem procura saber notícias de um Curso de noiva da Ásia ou informações sobre Os homens mais feios do mundo… Mas, mesmo aí, ainda é perceptível o propósito da pergunta. O que eu gostaria de compartilhar convosco é o conteúdo de alguns temas pesquisados no Google e direccionados para este blogue para os quais não me sinto em condições de assegurar se lhes saberia responder ou não. Exemplos:

Armas fabricada mundialmente durante a história não vos parece ser um tema desmesuradamente vasto, mesmo excluindo os machados e as lanças com pontas de pedra lascada do armamento da pré-história? E, mantendo-nos no mesmo tema, Armamento antes de Cristo não poderá prestar-se à interpretação que Cristo terá sido um inventor genial que revolucionou as técnicas de construção do mesmo? E qual será a sugestão ao que se possa dizer sobre a associação entre Guerra-fria e os armamentos pelas tribos somalis?

Quanto às culpas alemãs pelo deflagrar dos dois grandes conflitos do Século XX, há quem pergunte Alemanha porque razões da 1 guerra ou Porque os alemões (sic) estiveram nas razões desses conflito, além de prováveis auxílios à localização geográfica O no (sic) do país que está no lugar da antiga Prússia. Quanto às consequências, há quem procure Fotos das mortes da 1ª guerra mundial o que, dado o número de oito milhões, deixa prever que o álbum de fotografias se estenda por algo mais do que um volume…
Depois há questões que me parecem ser de um carácter vago e/ou especulativo Outra religião semelhante ao hinduísmo (semelhante em que sentido?), Como era as boas maneiras na antiguidade idade media e idade moderna? (em que sociedades?) ou ainda Neocolonialismo e se ele não tivesse acontecido como estaríamos no dia de hoje? (a pedir a resposta de um texto de história virtual de Niall Ferguson – imagem acima). Outras, ao contrário, são extremamente precisas no que buscam: A colonização da africa pelos europeus traduzidos em mapas coloridos separando cada país e sua colonização.

Deixei para o fim aquelas questões em que confesso a minha inabilidade para conceber uma resposta satisfatória: não imagino o que seja o Mapa político do continente da China, nem imagino onde se localizarão As águas da Arábia Saudita, não tenho a mínima ideia qual seja a História gesto justiniano, nem sei de qualquer informação que possa contribuir para ajudar quem chegou ao Herdeiro de Aécio perguntando pela Amazónia berço do mundo espanhol. E deixa-me intrigado o que procurava quem introduziu no motor de busca: A sigla, nome, localização da sede de futbol (sic)…

Porém, as minhas questões favoritas vão para a sensibilidade evidente de quem buscava Poemas sobre grupos operacionais de helicóptero e, sobretudo, para a ingenuidade de quem perguntou Quais foram os fotos históricos que fez a linguagem grega se expandir… Mas ao menos, neste último caso, eu poderia prestar o esclarecimento que não há assim uma cobertura fotográfica tão desenvolvida sobre a Grécia Clássica…

5 comentários:

  1. Fantástico! E será que o google responde?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro herdeiro de Aécio,
    Já não me lembro como cheguei aqui.
    Mas posso informar que todos os dias venho dar uma olhadela interessada.
    E já tenho recomendado a amigos.
    Continue e obrigado.
    Abraço,
    Rui Esteves

    ResponderEliminar
  3. Quanto a mim, Sofia, o Google, coitado, faz o que pode, mas não nos esqueçamos que as respostas podem sempre estar na imaginação de quem as recebe - lembremo-nos dos áugures romanos qie conseguiam extrair de fígados visões do futuro...

    Meu caro Rui Esteves:
    Já devem ter sido milhares os que aqui chegaram e a esmagadora maioria deles nem colocaram questões com a comicidade das que usei neste poste. Mas foram incomensuravelmente menos os que daqui saíram deixando um tão simpático comentário de incentivo como o seu. O agradecimento compete-me a mim.
    Um abraço
    António Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Espectáculo!!!
    Hei-de experimentar algumas pesquisas ;))
    De qualquer maneira, não preciso, visito o teu blog, como sabes :)
    E também recomendo!

    Beijinhos :))

    ResponderEliminar
  5. «Poemas sobre grupos operacionais de helicóptero» é genial! :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.