29 janeiro 2018

O PREÂMBULO DA OFENSIVA DO TET

29 de Janeiro de 1968. Naquele dia ainda não se sabia, mas estava-se na véspera da Ofensiva do Tết que os historiadores hoje consideram o acontecimento decisivo para a mudança de atitude da opinião pública norte-americana a respeito da guerra do Vietname. Vale a pena esclarecer que aquela guerra também se travava ao ritmo das efemérides religiosas: na notícia acima pode ler-se um desses interregnos, que havia sido estabelecido em princípios de Dezembro para o Natal de 1965. No caso de há cinquenta anos, a efeméride desse final de Janeiro de 1968 era a celebração do Ano Novo lunar da tradição budista, que era conhecido pelo festival do Tết.
Também naquele ano se estabelecera que as duas partes iriam respeitar a data. O que não veio a acontecer, antes pelo contrário: no dia feriado de 30 de Janeiro, os guerrilheiros do vietcong, previamente infiltrados, romperão unilateralmente as tréguas, desencadeando uma ofensiva urbana simultânea em 35 capitais provinciais (mapa cima), incluindo Saigão, onde um dos alvos militares veio a ser a própria embaixada dos Estados Unidos - não por acaso um dos aspectos cujas imagens televisivas mais virão a impressionar o telespectador americano. As causas para o significativo sucesso da ofensiva foram a sua simultaneidade e o factor surpresa que terá apanhado as tropas norte-americanas e sul-vietnamitas completamente desprevenidas.

Foi assim que os acontecimentos vieram a ser apresentados posteriormente e com essa explicação simplista se consolidaram na História. Porém, a edição do Diário de Lisboa deste dia de há cinquenta anos, contém uma notícia que, por ter sido publicada antes dos acontecimentos, pode muito bem questionar essa narrativa tradicional. Ao noticiar-se numa discreta página 13, quiçá para efeitos de propaganda, que, antes mesmo da ofensiva, já Saigão cancelara as tréguas no Norte do país (o Vietname do Sul), torna-se mais difícil compreender a falta de prevenção dos atacados em antecipar que as intenções do inimigo podiam ser bem mais vastas.

Sem comentários:

Enviar um comentário