08 janeiro 2018

O CENTENÁRIO DO DISCURSO EM QUE WOODROW WILSON ESTABELECEU OS SEUS FAMOSOS QUATORZE PONTOS

8 de Janeiro de 1918. Woodrow Wilson, o presidente norte-americano proferia um discurso perante o Congresso dos Estados Unidos em que especificava quais as bases dos objectivos do seu país para a conclusão do conflito em curso. O discurso ficou conhecido pelos quatorze pontos que enumerava:

1) Tratados de paz após negociações à luz do dia, a fim de acabar com a diplomacia secreta.
2) Livre navegação em todos os oceanos, em tempo de paz e em tempo de guerra.
3) Tanto quanto possível, supressão de todas as barreiras alfandegárias .
4) Desarmamento, sempre que possível sem ameaçar a ordem interna.
5) Resolução dos problemas coloniais, respeitando o bem-estar dos colonizados tanto como as exigências dos colonizadores.
6) Evacuação dos territórios russos ocupados, direito das suas populações a disporem de si próprias, com a assistência de outras nações.
7) Evacuação e restabelecimento da Bélgica.
8) Evacuação e restabelecimento dos territórios franceses ainda ocupados; regresso da Alsácia-Lorena à França.
9) Rectificação das fronteiras italianas numa base nacionalista.
10) Autonomia dos povos que compõem o Império Austro-Húngaro.
11) Evacuação e restabelecimento da Roménia, da Sérvia e do Montenegro; livre acesso ao mar pela Sérvia; revisão das fronteiras dos Balcãs para satisfazer as aspirações nacionais e históricas.
12) Autonomia para os povos não turcos do Império Otomano; independência da Turquia; garantias para a livre passagem pelo Bósforo e pelos Dardanelos.
13) Fundação dum Estado polaco independente, com livre acesso ao mar.
14) Criação duma Sociedade das Nações que assegure a independência política e a integridade dos Estados grandes e pequenos.

A contragosto e com excepções aqui e ali, os princípios enumerados por Wilson foram sendo aceites pelas potências aliadas  No momento em que ele os anunciava ainda não se sabia, mas, dali por dez meses, estes quatorze pontos ir-se-iam tornar a base das negociações do pedido de armistício apresentado pela Alemanha e uma esperança desta quanto à contenção das exigências das potências vencedoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário