02 janeiro 2018

«NOVIDADES LOCAIS» DA CIDADE DE LILLE HÁ 75 ANOS

A 31-12-1942 em Carvin, autores desconhecidos lançaram uma granada de mão a um posto de sentinela situado na proximidade do Standortkommandatur. Um membro do exército alemão ficou ferido.
Com este acto, elementos criminosos cometeram um novo atentado contra a segurança das forças de ocupação.
Por consequência ordenei que
pessoas pertencentes aos meios comunistas-terroristas
sejam imediatamente presas e reservo-me a faculdade de dispor do seu destino, se os autores não forem descobertos até ao dia 20 de Janeiro de 1943

Lille, 2 de Janeiro de 1943, Dr. Schäfer (Coronel)

Vale a pena explicar que Carvin é uma comuna do Norte de França, situada quase junto à fronteira com a Bélgica, cuja economia assentava então na indústria mineira (carvão). O ambiente político era assim fortemente influenciado pelo sindicalismo e pelas formações políticas de esquerda. Não haveria por isso grandes dificuldades para que o Dr. Schafer desencantasse pessoas pertencentes aos tais meios comunistas-terroristas para serem usados como reféns. Detalhe a acrescer à humilhação francesa com a ocupação: toda aquela região (incluindo Lille) dependia administrativamente do QG militar alemão de Bruxelas e não do de Paris.

1 comentário:

  1. No filme Casablanca há uma cena em que o Chefe da Polícia ordenou exactamente o encerramento do Rick's Café e a prisão das pessoas do costume.

    ResponderEliminar