02 setembro 2016

A ARMA SECRETA DO EXÉRCITO EGÍPCIO (2)

Quando o jornal The Algemeiner anuncia que uma banda militar egípcia tocou o Hatikvah (hino nacional israelita) por ocasião da cerimónia de apresentação de credenciais do novo embaixador israelita no Egipto, fico sem saber o que devo pensar do assunto. O vídeo que acompanha a notícia não é esclarecedor, porque é apenas um vídeo promocional do próprio embaixador e não a reprodução do momento em que a banda militar egípcia executou o hino de Israel.

Sabe-se o quanto a disposição da opinião pública egípcia não se mostra simpática para com os seus vizinhos israelitas: ainda recentemente foi notícia um episódio desagradável nos Jogos Olímpicos do Rio, quando um judoca egípcio se recusou a cumprimentar o seu adversário israelita. E sabem os leitores regulares deste blogue o quanto uma banda militar egípcia pode afectar as relações externas do próprio país, conforme alguns vídeos que recentemente aqui publiquei.

Insha'Allah, se eles conseguem fazer o que fizeram com A Marselhesa (acima) diante do presidente Hollande, mesmo não existindo qualquer razão para uma profunda animosidade dos egípcios para com a França, não será caso para ter imensa curiosidade em ouvir como terá corrido a execução do Hatikvah diante do embaixador? Será que o hino terá sido tocado por deferência ou terá sido o mais parecido que se imagine com uma verdadeira declaração de guerra?...

Sem comentários:

Enviar um comentário