30 abril 2011

GAROTA AMERICANA EM ITÁLIA

Datada de 1951 e da autoria da fotógrafa norte-americana Ruth Orkin (1921-1985), a fotografia acima, a que posteriormente se deu o título de American Girl in Italy tornou-se numa daquelas fotografias que se classificam como icónicas. A ocasião é o Verão de 1951 e o local uma das esquinas da Praça da Republica em Florença. A protagonista é genuinamente norte-americana, uma estudante de arte chamada Jinx Allen que Ruth Orkin conhecera no Hotel e que se dispôs a concentrar assim a atenção ostensiva de 15 italianos espalhados pelo passeio.
A fotografia foi encenada naquele sentido em que a cena foi repetida por duas vezes, mas foi espontânea no sentido em que não houve necessidade de dirigir os 16 actores para conseguir o efeito desejado… É uma fotografia com som: a postura corporal encolhida de Jinx, com um puxar do xaile como que protegendo-se, em conjunção com as poses dos dois transeuntes que lhe estão mais próximos à sua esquerda e também daqueles outros dois sentados numa tradicional Vespa deixam-nos adivinhar o som dos piropos que lhe são dedicados.
É frequente que se omita que a fotografia (com as outras que aqui incluo) fazia parte de uma reportagem publicada em Setembro de 1952 na revista feminina Cosmopolitan com dicas úteis destinadas às turistas norte-americanas que viajassem então sozinhas pela Europa. Meia dúzia de anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, ainda havia um olhar distante e sobranceiro do Novo Mundo sobre o Velho Continente de onde haviam vindo seus avós. Hoje, como se percebe por esta última paródia à fotografia inicial, tudo isso parece bem distante…

1 comentário: