Os filmes nunca devem ter muito mais do que as duas a quatro personagens importantes que costumam ter. No caso da história exigir mais do que essas quatro personagens e se elas forem introduzidas a um ritmo normal, corre-se o risco de que o espectador perca o fio à história, baralhando-se com a identificação de personagens importantes; ou então, para evitar que isso aconteça, é preciso alterar o ritmo dos acontecimentos para que a apresentação dessas personagens seja mais progressiva, o que aumentará a duração do filme. Nunca houve, nem haverá uma solução fácil para o problema.
Contudo, o início de Os Amigos de Alex (The Big Chill 1983) será, dos casos que conheço, aquele que mais se aproxima da sua solução perfeita. A habilidade do realizador, aproveitando muito bem o genérico (acima) e o primeiro acontecimento da história (o funeral de Alex, abaixo), permitiu-lhe descrever ali de forma vincada os traços fundamentais das personalidades das sete personagens importantes da história. São 10 a 15 minutos mágicos, com pormenores como, por exemplo, a diferença subtil entre as reacções de Glenn Close (sonhadora) e de Jeff Goldblum aos primeiros acordes de You can't always get what you want (abaixo, no início).
Grande filme e genial início.
ResponderEliminarOs amigos de Alex é um ícone da minha geração que não (re)vejo vai para muito (demasiado tempo).
ResponderEliminarObrigado pela lembrança.