02 julho 2010

AS SAUDAÇÕES NÃO MANIPULADAS

Ainda a propósito do penúltimo poste, e da fotografia da saudação nazi feita por uma camponesa que choraria de emoção à chegada deles à sua terra, podemos dar uma vista de olhos pelas fotografias de época sobre a expansão da Alemanha entre Março de 1938 e o começo da Segunda Guerra Mundial em Setembro de 1939 (mapa acima).
Cronologicamente, comecemos pela fotografia mostrando o acolhimento recebido pelas tropas alemãs quando da sua entrada na Áustria – a anexação do país natal de Adolf Hitler ao Reich alemão recebeu o nome específico de Anschluss (Março de 1938).
Seguiu-se a anexação da região dos Sudetas em Outubro de 1938. Percebe-se que a máquina de propaganda nazi dá mostras de estar a melhorar, ao adicionar ao entusiasmo do acolhimento a faceta da confraternização com os soldados recém-chegados.
Mesmo de uma anexação mais controversa, como a da Boémia e da Morávia (Março de 1939), região povoada maioritariamente por checos, se consegue arranjar fotografias razoáveis, embora a população civil pareça dividida entre o entusiasmo e um cepticismo prudente.
Em contrapartida, a cidade hanseática de Memel, anexada nesse mesmo mês de Março de 1939, continha uma ampla maioria germanófona e o bom acolhimento ai recebido foi sincero. No letreiro ler-se-á literalmente viemos para casa – regressámos à pátria.
Mas, a acreditar nas fotografias, nada terá ultrapassado o entusiasmo demonstrado pela população quando da visita de Adolf Hitler a outra cidade hanseática, a de Danzig, em Setembro de 1939. Mas aqui as celebrações são tanto da anexação como da vitória…
A vitória fora a da campanha da Polónia, cuja metade ocidental fora conquistada e viria a ser formalmente anexada a 1 de Novembro de 1939. Mas esses eram tempos novos, em que as fotografias de propaganda tendiam a mudar de tema. Nesta, os soldados removem a cancela da fronteira polaca donde o soldado bem disposto já roubou a águia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.