17 fevereiro 2012

DISTO JÁ NÃO HÁ MAIS – 3

As competições automobilísticas dividem-se em dois grandes grupos: as corridas de velocidade em circuito, reservadas normalmente a protótipos e as provas abertas de resistência em estrada (mais conhecidas por rallies), disputadas por viaturas de produção especialmente adaptadas. A fotografia acima, um instantâneo de uma prova disputada em Nurburgring em 1967, será uma das últimas a conseguir combinar o encanto das duas modalidades. A assistência, casualmente distribuída pelas bordas da estrada como num rally moderno assiste ao voo do Lotus 49 de Jim Clark, um protótipo de Fórmula 1 concebido para atingir os 250 km/h mas não para aguentar consecutivamente aqueles impactos na pista ondulante. Disto, já não há mais!

4 comentários:

  1. Creio que a velha pista, com 22km de extensão, era um ícone da F1, embora nela se disputassem outras corridas.
    As "descolagens" e "aterragens", provocadas pelas lombas, eram impressionantes e, muitas vezes, as "aterragens" corriam mesmo mal...

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  2. ...como aconteceu com Niki Lauda em 1976.

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  3. No Grande Desafio Steve Warson tenta ultrapassar um carro (russo?) que seguia na sua frente numa tentativa desesperada de ganhar a corrida, por fora, numa espécie de parabólica que na altura existia.
    Michel Vaillant que seguia logoa atrás grita (para si próprio) Não passes não vai dar e para o carro logo a seguir ao acidente.
    Prancha seguinte. Steve deitado no chão, o médico diz que ele perdeu muito sangue e precisa de uma transfusão. Michel aproxima-se e diz Eu dou. Somos do mesmo tipo.
    Steve acorda e esboça um sorriso.
    O ínicio de uma grande e duradoura amizade.

    PS: Dialogos reproduzidos de cor e, portanto, sem grande rigor.

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  4. Certíssimo. Apenas o carro a ultrapassar é que era um Maserati italiano.

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