10 novembro 2010

O INSTANTÂNEO DA «CELEBRIDADE»

Ainda a propósito de badalhocos e badalhocas no poste anterior e evocando quem se notabilizou a pintar temas com protagonistas desses, Henri de Toulouse-Lautrec (acima, 1864-1901), o pintor pós-impressionista francês cujo tema dominante da sua obra foi a vida boémia de Montmartre
…vale a pena mencionar, para além de um par de quadros seus, daqueles onde as figurantes aparecem assim mais casualmente desnudadas, como sejam os casos de A Toillete (acima) ou A Inspecção Médica (abaixo), uma interessante fotografia do próprio artista que só recentemente descobri...
Tirada no Verão de 1898 numa praia em Le Crotoy no Norte de França, e embora o autor da fotografia seja o seu amigo Maurice Joyant, a escolha do tema parece ter sido nitidamente do próprio Toulouse-Lautrec. E que eu saiba, numa pose destas ainda não tivemos oportunidade de ver Paris Hilton

3 comentários:

  1. Só tu é que me fazias rir sozinho. Boa pesquisa...boa lembrança. Faz sempre bem uma pitada de rídículo.

    ResponderEliminar
  2. O epíteto badalhoco(a) é altamente rebarbativo.
    O único que melhor que me lembro é "besunta" que no léxico do meu pai representava o pior insulto possível e qualificava o alvo no mais baixo degrau da humanidade.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu também me estou a rir.

    :))))

    ResponderEliminar