29 novembro 2010

ALGUMAS FOTOGRAFIAS DE FOGUEIRAS…

Uma das imagens mais fortes da barbárie é a de uma qualquer fogueira de livros. Então se forem os nazis a queimá-los – acima há uma cena do filme Indiana Jones e a Grande Cruzada – consegue-se obter a combinação perfeita para a maldade do gesto.
Contudo, há que recordar que as imagens simbólicas acima foram obtidas em 1933, há mais de 75 anos e que o regime nazi foi exterminado na Alemanha em 1945. Porém, isso não evitou que muitas outras fotografias de fogueiras bárbaras se lhe sucedessem.
Como esta acima, protagonizada por norte-americanos e datada de 1948, em que os artigos de queima são revistas de Banda Desenhada… Ou esta outra abaixo, de outros compatriotas seus e datada de 1966, onde se queimam discos dos Beatles
E, se neste último caso, era invocando a fé religiosa que se procedia àquela cerimónia¹, ao mesmo tempo e do outro lado do Mundo, era invocando uma outra fé, anti-religiosa, que os Guardas Vermelhos da Revolução Cultural chinesa queimavam os Budas…
¹ Tratava-se de uma reacção de ultraje à declaração de John Lennon que afirmara numa entrevista que os Beatles eram, na época, mais populares que Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário