14 outubro 2016

O VÍDEO DA SINFONIA AGRIDOCE

No Reino Unido e na maioria dos países ocidentais (Portugal incluído), a última década em que se registou um aumento dos nascimentos foi a dos anos 60 (na pirâmide etária abaixo são aqueles que tinham entre 30 e 39 anos no ano 2000). Se, nas primeiras décadas do século XX, as crianças ainda eram um bem abundante, nas quais não valia a pena investir emocionalmente até que elas superassem a devastação da mortalidade infantil dos seus primeiros anos de vida, nas últimas décadas do século, a partir da década de 70 e por contraste, as crianças passaram a ser um bem escasso, cada vez mais escasso, e por isso centros de atenção e devoção - quem não se recorda de começar a ver crianças de dois, três e mesmo quatro anos ainda a andar de carrinho de bebé? Com a chegada dessas crianças à idade adulta, e porque pensavam que quase tudo lhes era devido, quem já por cá andava assistiu a uma redistribuição dos equilíbrios sociais entre o egoísmo e o altruísmo.
É coincidência, mas das apropriadas, que Richard Ashcroft, o vocalista da banda britânica The Verve, tenha nascido em 1971. Teria cerca de 26 anos quando em 1997 a banda lançou Urban Hymns e ele protagonizou o vídeo de Bitter Sweet Symphony, a mais conhecida música do álbum, que se veio a tornar um dos vídeos iconográficos da década de 90. Richard Ashcroft passeia-se por Londres enquanto canta e distribui encontrões por quem se cruza. Trata-se indiscutivelmente de um statement. Para comparação, três anos antes Bruce Springsteen andara a cantar e passear por Philadelphia sem que fosse preciso distribuir fruta pelos transeuntes. A interpretação do significado da agressividade de Ashcroft é que está aberta a interpretações. Desde que vi o vídeo pela primeira vez que a associei ao trauma de uma geração que, porque as crianças já eram um bem escasso quando nasceu, crescera convencida que o Mundo girava à sua volta.

Só que não. Fosse a cena não ensaiada e cinco, dez vezes que Ashcroft repetisse as filmagens e em todas elas arriscar-se-ia a dar encontrões em novas pessoas que não estivessem dispostas a desviar-se, quando não arranjar algumas chatices complementares com quem não achasse graça alguma à sua atitude. Não só o Mundo não está adaptado para funcionar da forma como eles deseja(va)m mas a forma como se comporta(ra)m acelerou a desadaptação para com as gerações que lhes sucederam.

Sem comentários:

Enviar um comentário