08 março 2019

SIGLAS POLÍTICAS COM PESO HISTÓRICO: A AOC

A AOC (Aliança Operário Camponesa) foi uma organização política portuguesa que concorreu às eleições legislativas de 1976 e que se notabilizou, nessa época, por ter uma presença televisiva muito própria. Tanta e tão memorável, que a evoquei aqui no Herdeiro de Aécio vai para dez anos. A AOC e, especialmente, o seu inconfundível slogan eleitoral - CADA DEPUTADO ELEITO DA AOC SERÁ UMA ESPINHA CRAVADA NA GARGANTA DO CUNHAL - constituirá decerto um dos elementos do património imaterial do PREC (Processo Revolucionário Em Curso) quando apresentarmos tal candidatura à UNESCO.
 
Compreenda-se agora a minha surpresa quando constatei que o mundo da comunicação social norte-americana está a recuperar precisamente esta mesma sigla AOC para designar a nova coqueluche da sua extrema esquerda parlamentar, Alexandria Ocasio-Cortez. Com aquela resistência tradicional a pronunciar fluentemente idiomas estrangeiros, a locução dos canais americanos conseguiu acordar tacitamente em passar a designá-la correntemente por AOC, para não tropeçarem nas armadilhas do castelhanismo do seu nome. (E que contraste com a desenvoltura como a senhora da AOC original (mais acima) se referia ao «... partido do Barreirinhas Cunhal...»! Se eles se queixam de Ocasio-Cortez, experimentem lá pôr um locutor americano a pronunciar Barreirinhas!)
 
Enfim, para o que interessa, existe uma nova AOC, desta vez nos Estados Unidos e é uma pena que a tradicional ignorância dos americanos acerca do que se passa no resto do Mundo, não lhes permita compreender a subtileza da piada de dizer que esta nova AOC bem pode ser considerada UMA ESPINHA CRAVADA NA GARGANTA DO TRUMP...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.