11 março 2019

MAPAS MUNDO ÀS ESCALAS POPULACIONAL E ECONÓMICA

Neste redesenho geográfico, os países continuam a ser apresentados com o formato que lhes conhecemos, só que as dimensões estão ajustadas à escala demográfica da sua população. A Rússia e as suas regiões despovoadas da Sibéria fazem com que o país, imponente nas representações convencionais, neste formato quase passe desapercebido com apenas 1,9% da população mundial. Mas a Ásia continua a impor-se, só que neste caso por causa das populações chinesa e indiana. Uma outra forma de representar a importância relativa dos países do Mundo é repetir o exercício anterior só que, em vez das populações, se considera o peso das respectivas economias (abaixo). É qualquer dos casos, é toda uma outra geografia.

2 comentários:

  1. Falta o redesenho geográfico com base nos recursos que, esses sim, interessam verdadeiramente, do ponto de vista económico... Fico, pois, a aguardar... Logo farei mais comentários.

    ResponderEliminar
  2. Fala em recursos... Está a referir-se concretamente a que recursos?
    Aos recursos minerais?
    Aos recursos alimentares?
    Aos recursos energéticos?
    A todos eles ao mesmo tempo e, nesse caso, importa que nos explique como condensa só num mapa elementos de natureza tão distinta?

    Não sei se o meu estimado comentador se apercebe que, sob a designação genérica de "recursos", se podem produzir centenas de mapas recorrendo ao redesenho proporcional, com os mais variados itens. Olhe, só para lhe mostrar um exemplo, encontrei este sobre que países têm mais ou menos burros... (https://worldmapper.org/maps/donkeys-2016/) Burro também é um recurso e, como se vê pelo mapa, a Etiópia, o Paquistão e a China são as três grandes superpotências mundiais no ramo.

    Não vou publicar mais nenhum mapa nem vou ficar a aguardar pelos seus comentários ulteriores (tenho a intuição que iria ficar desapontado...) mas, note que, para nos querer impressionar com a sua sofisticação é preciso ser-se mais consistente do que aquela senhora do anúncio dos chocolates da Ferrero Rocher que lhe apetecia "algo"...

    E eu não tenho disposição para "fazer de Ambrósio"...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.