14 abril 2016

EMENTA DE 1969

Vale a pena apreciar com detalhe esta ementa de um restaurante infelizmente anónimo para o último dia de Fevereiro de 1969; tanto melhor se o leitor estiver a ler este poste a uma hora próxima de uma refeição. Comecemos por comentar a ementa em si, patrocinada pelas Águas de Carvalhelos e já com um pequeno retoque de internacionalização na denominação da Ementa (designação nacional), também conhecida por Menu (designação internacional) e ainda, alternativamente e de uma sofisticação premonitória, por Speisekarte (designação europeia). As qualificações laborais é que ainda seriam poucas e a ementa apresenta-se ainda totalmente redigida na língua de Camões apesar das promessas do cabeçalho. Também o salto tecnológico ainda estava prometido para um futuro longínquo e o que estava escrito na ementa exibia aquela cor preta característica do papel químico de duplicar, fórmula expedita de escrever simultaneamente vários exemplares de um mesmo texto.

E que nos prometiam nesse texto? Como Sopa, apenas uma e de Grão com Nabiças, a 2$00. Como Pratos do Dia, os tradicionalmente prontos a sair, havia Bacalhau Cozido com Grão (18$00), Carne Assada com Arroz e Batatas (18$00 e 28$00, ½ e uma dose, presume-se), Linguado Grelhado Guarnecido (20$00), Rijões (sic) à Moda do Minho (20$00 e 30$00), Ovas de Pescada Cozidas com Grão (18$00), Línguas de Borrego Estufadas com Arroz (18$00) e Alheira Frita com Batatas Fritas (14$00). E entre os Peixes, as propostas eram Corvina Cozida com Grelos e Batatas (18$00), Pescada Cozida com Grelos e Batatas (18$00), Peixe Espada Frito com Salada (14$00), Linguado Frito com Salada (19$00), Ovas de Pescada com Batatas e Grelos (20$00?), Bacalhau Assado na Braza (sic) (19$00) e Tranxas (sic) de Linguado com Salada (19$00). É uma ementa com tantas propostas que se adivinha uma página suplementar para as carnes e as frutas e sobremesas.

Comentários que se possam fazer a respeito do teor da ementa serão poucos. Do ponto de vista gramatical, constata-se a contribuição que o sector da restauração tem feito persistentemente desde há muitos anos para a evolução do português, criando neologismos como rijões por rojões, braza por brasa, tranxas por tranchas. Do ponto de vista gastronómico, modestamente, que os conhecimentos são parcos, suponho que uma alheira frita agradeceria acompanhamentos outros que não batata também frita... e um ovinho estrelado não deslustraria. E que acontecia no Portugal de finais de Fevereiro de 1969 que interessasse ao cliente a quem esta ementa era apresentada? O país fora sacudido na madrugada (2H45) daquele dia por um forte sismo (veja-se mais abaixo alguns jornais do dia). No próximo Domingo (depois de amanhã, 2 de Março) ia haver mais um dérbi Benfica-Sporting (0-0). Para os mais intelectuais, cinco meses depois da tomada de posse de Marcello Caetano, os prometidos sinais de mudança política continuavam ténues.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.