13 abril 2016

AEROGRAMA: O «SKYPE» DE HÁ CINQUENTA ANOS

Anunciado quase desde o início das guerras em África (1961) por patrocínio do Movimento Nacional Feminino de Cilinha Supico Pinto (notícia acima), o aerograma, destinado à correspondência trocada entre os militares destacados nas províncias ultramarinas...
...e os seus familiares na metrópole, embaratecia até um valor irrisório o custo da correspondência trocada (como hoje o faz as chamadas telefónicas através do Skype) e tinha este aspecto que as imagens documentam.
Note-se como as orelhas também eram espaço disponível para escrever, o que dava origem a uma técnica muito específica de orientação múltipla para se escrever (e ler) num aerograma, diferente das cartas tradicionais.
Fundamental para que o aerograma chegasse ao destino, era também saber-se qual era o S.P.M. do destinatário - num tempo em que ainda não havia códigos postais, o método parecia fazer maravilhas.

1 comentário:

  1. Exmos. Senhores
    Como ex-combatente da Companhia de Caçadores 2469, venho solicitar a possível
    cedência de um exemplar de aerograma, (digitalizado ou físico).
    A intenção de convocar meus colegas de armas para o convívio do 46º aniversário do nosso regresso a casa, em folha baseada no desenho, formato e modelo de aerograma usado na época na troca de nossa correspondência com familiares e amigos.
    Desde já agradeço a vossa melhor atenção.
    Carlos Alves
    cavalves@gmail.com

    ResponderEliminar