06 julho 2007

SE FOSSE A SÉRIO…

Aqui há 30 anos, a Prevenção Rodoviária Portuguesa lançou uma campanha televisiva onde houve criativos que se esmeraram. Se eu evocar a expressão, Oh Zé, abre o pisca da esquerda!..., haverá com certeza entre os leitores quem se lembre das traseiras de uma betoneira e de uma explicação detalhada de boas maneiras sobre a forma como os camionistas podiam facilitar a tarefa de quem os tivesse de ultrapassar. Depois, Cavaco, Ferreira do Amaral e os fundos comunitários criaram a rede de auto-estradas que dispensava a gentileza do Zé...
Outros anúncios eram muito menos cómicos embora igualmente eficazes, como o filme de um acidentado de mota que tinha sofrido um traumatismo craniano (com uma voz off: Ele não levava capacete de protecção!...) ou o choque de dois miúdos em bicicleta (E o comentário: Se fosse a sério, era um caso sério!...). Foi precisamente deste último que me lembrei quando soube da notícia da intenção de uma nova OPA sobre o Benfica.
As razões para o meu cepticismo não incidem sobre as intenções em si, que podem até ser respeitáveis, mas sobre a discrepância dos valores oferecidos, se eles se vierem a confirmar: é que a notícia adianta que o preço a oferecer por cada acção poderá ser de sete euros, precisamente o dobro da oferta de Berardo. Com esta discrepância, ou Berardo está a querer comprar uma pechincha, ou os associados secretos de Vasco Pereira Coutinho não sabem o que estão a comprar, ou há ali um brincalhão, ou até pode ser que os brincalhões sejam dois…

Ou mais, que já esquecia Mário Lino e Manuel Pinho, ultimamente muito calados e que não entram neste filme...

2 comentários:

  1. Com as tiradas que tiveram, Lino & Pinho devem estar proibidos de entrar em qualquer filme, excepto como figurantes... mudos!!!

    ResponderEliminar
  2. Ou então, que o Sócrates dê uma pasta ao Joe e ao Vasco.

    ResponderEliminar