08 abril 2024

AFINAL ENGANARAM-SE QUANTO AO PIB DA ROMÉNIA ULTRAPASSAR O DE PORTUGAL, MAS O PIOR É QUE CONTINUAM ESTÚPIDOS E A DAR NOTÍCIAS DISTORCIDAS

Que me desculpem aqueles leitores que quiserem seguir a história da minha embirração com estes artigos malparidos do Expresso a respeito da nossa rivalidade paritária com a Roménia, mas quem as quiser compreender, a essas embirrações, terá que ir ler dois postes que aqui publiquei em Dezembro de 2022. Os dois postes - de 9 de Dezembro e 21 de Dezembro - desmontam notícias pessimistas então publicadas pelo Expresso (e validadas pelo Polígrafo SIC!), antecipando que a Roménia iria ultrapassar economicamente Portugal. Os problemas é que aquele indicador tem algumas limitações e não serve para comprovar aquilo que a notícia sugeria (que a economia portuguesa iria ser ultrapassada em valor global pela romena), e, por outro lado, aquilo que então o Expresso anunciava eram apenas projecções que podiam não se vir a concretizar.

Que não se concretizou, como se constata pela notícia acima, aparecida esta semana, dezasseis meses depois... Lá no Expresso enganaram-se, estão a admitir que se enganaram, mas poupem-se os elogios, porque o jornalismo ali praticado continua estúpido como o criticara originalmente: ainda não perceberam as limitações d«o produto per capita português, expresso em paridades (sic) de poder de compra»; mas, pior do que aquela ignorância, mantêm-se a capacidade de darem notícias propositadamente distorcidas. Na parte sublinhada acima pode ler-se que, entre os 27 países da União, Portugal subiu do 21º lugar em 2022 para o 18º lugar em 2023. Ou seja, Portugal ultrapassou três países este ano, mesmo que isso aconteça num indicador que eles, no Expresso, nem percebem o significado. Mas não foi essa a notícia do Expresso! O artigo nem sequer identifica os países que Portugal ultrapassou! O que é destacado para título é que a Roménia ainda - destaque-se a palavra ainda - não ultrapassou Portugal. A atitude é de um pessimismo recorrente. Este é o jornalismo que temos: a notícia que se quer publicar é aquela que diz mal de nós próprios, mesmo quando isso não é rigoroso. E tudo isto cria uma antipatia para com o jornal e para com o jornalista.

Sem comentários:

Enviar um comentário