24 agosto 2018

O «BULLSHITISMO» EM VERSÃO LÍQUIDA

Passei pela prateleira onde a promoviam e o encanto foi imediato. As garrafas de uma água denominada Healsi são um arrebatamento, multicoloridas e em forma de diamante. Mas também são um arrebatamento caro (quase dois euros por uma garrada de litro) e com parcas explicações quanto ao conteúdo, pelo menos se se contar com as que estão imediatamente disponíveis na (arrebatadora!) embalagem (abaixo): Um pH perfeitamente neutro (7,0), uma forte presença de silicatos (61 mg/l)*, uma proveniência algo obscura: Ulme. A investigação posterior veio a revelar que Ulme é uma das freguesias da Chamusca, vila do Ribatejo. Como local de nascente de águas minerais, a Chamusca faz-me lembrar uma outra vila a jusante do vale do Tejo e uma passagem do filme «O Pátio das Cantigas», onde António Silva anuncia que vai de férias, «numa cura de águas para o Cartaxo»... ao que Vasco Santana, lhe replica, ironicamente (por causa da reputação dos vinhos do Cartaxo), «cura de águas para o Cartaxo? Compreendi-te...» Mesmo que não compartilhe da mesma fama vinícola para se prestar ao mesmo trocadilho, também a localização geográfica da Chamusca não indiciará possibilidades geológicas da existência de veios aquíferos de grande personalidade. Mas isso é para quem esteja interessado no que está dentro da (magnífica!) garrafa. Para quem não esteja, é importante saber que aquela marca de água esteve presente na ModaLisboa. Ler no Marketeer que se trata de uma água regeneradora. Ou oferecê-la de presente Gourmet. Eu provei o que lá estava dentro e continuo a insistir que a garrafa é um espanto e que não quero mal a quem quer vender aquilo por um euro e tanto o litro. Haja quem compre.
* Para comparação, a conhecida água do Luso tem um pH (ácido) de 5,8 e a concentração de silicatos é de 14,0 mg/l. E é sete vezes mais barata.

2 comentários:

  1. Ínforme-se melhor sobre as características únicas das águas de Ulme. e depois então disponha.
    O vale de Ulme ,é rico em silica, é um vale de arrozais.
    Informe se bem.

    ResponderEliminar
  2. Este é o típico comentário de rede social, que pretende defender a reputação da água de Ulme concentrando-se em mim, e na minha hipotética ignorância, e não, e em vez disso, em apresentar as hipotéticas qualidades da dita água mineral que, lembre-se, custa sete vezes mais que a água do Luso!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.